top of page

Seguro multirriscos: o que é?

  • Joanna Cruz
  • 22 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

O seguro multirriscos ou habitação ou ainda seguro da casa, destina-se a manter a sua habitação (apartamento ou moradia) e por inerência a sua carteira, e a sua vida protegidas. Consoante as coberturas que subscrever, pode garantir que, em caso de algum imprevisto, a sua habitação e / ou os bens que tem no seu interior ficarão segurados pela sua companhia de seguros.


Modalidade de subscrição do seguro multirriscos

Pode escolher incluir neste seguro o:

- edifício; ou

- recheio; ou

- edifício e recheio.


Capital a segurar

O capital que deve segurar deve ser o valor da reconstrução do imóvel, e não o valor “comercial” do imóvel. Sempre que fizer obras ou alterações ao edifício, deverá aumentar o capital seguro, para que este continue a assegurar o imóvel a 100%. No caso de ter o edifício seguro por um valor mais baixo do que o da reconstrução, então a seguradora só irá pagar eventuais prejuízos referentes ao valor do capital seguro.

Um caso prático: se o custo da reconstrução de um edifício for de 200 mil euros e se estiver seguro por 150 mil euros, então a seguradora será responsável por apenas 75% dos prejuízos causados, ficando os restantes 25% ao cargo da pessoa segurada. No entanto no caso inverso se segurou a sua casa por 200 mil euros, mas na realidade o custo de reconstrução for de 150 mil euros a seguradora, só pagará estes 150 mil euros.

No caso do recheio, também deve declarar o valor real do que tem em casa.


Coberturas habituais de seguros multirriscos

As coberturas deste seguro como de outros variam de companhia para companhia.

Às opções já base pode quase sempre acrescentar outras mais avançadas. No entanto, podemos enumerar alguns exemplos de coberturas que costuma incluir um seguro multirriscos, tais como:

· Incêndio, raio ou explosão;

· Inundações;

· Pesquisa de avarias;

· Responsabilidade civil (decorrentes de lesões materiais e ou corporais, involuntariamente causados a terceiros);

· Roubo de bens de uso pessoal;

· Danos causados por água (rutura de canalizações);

· Cobertura de riscos elétricos (para os seus equipamentos);

· Danos em vidros;

· Veículos em garagem; entre outras.

Neste momento já existem seguros multirriscos que incluem por exemplo coberturas para o seu animal de estimação!


Como escolher o melhor seguro multirriscos

A resposta a esta questão é óbvia: basta saber o que de facto necessita e procurar a seguradora que lhe pode proporcionar essas necessidades ao mais baixo custo! A forma de conseguir chegar ao resultado esperado é ter um mediador que trabalhe com várias companhias e que como tal conhece os seus produtos e o poderá aconselhar sobre qual o que de adequa melhor às suas necessidades.






Comments


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page