top of page

Stress: tome as rédeas da sua vida

  • Joanna Cruz
  • 4 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

O stress, é a resposta do nosso corpo a um evento ou a uma situação de pressão na nossa vida. O stress é, normalmente, decorrente de alguma coisa nova ou inesperada, e que, de alguma forma, foge ao nosso controlo.

Existem uma série de componentes individuais que influem no impacto do stress na nossa vida, desde o contexto social e económico até à nossa predisposição genética e ambiente em que vivemos.

Resposta do corpo ao stress

O stress ativada determinadas hormonas no nosso corpo que por sua vez ativam uma resposta do sistema imunitário de autodefesa denominada “luta ou fuga”. Desta forma, o batimento cardíaco aumenta, a respiração é mais rápida, os músculos contraem e a pressão arterial aumenta. O nosso corpo, está pronto a agir e a impedir que nos magoemos.

O corpo está desenhado de modo a lidar com pequenas quantidades de stress, sobretudo canalizadas para um único momento. Não estamos, no entanto, equipados para lidar com o stress a longo prazo, de forma continuada. Podemos ficar cansados, sem capacidade de resposta. E o corpo pode sofrer com isso.

Sintomas do stress

O stress, pode afetar-nos a vários níveis e afeta cada um de nós de forma diferente.

Sintomas físicos Quando estamos exposto a longos períodos de stress o corpo começa a dar sinais de que não está a responder normalmente devido a uma “sobrecarga” do sistema imunitário.

Assim os sintomas do stress incluem, mas não se limitam a:

- redução dos níveis de energia - dores de cabeça - problemas de estômago, diarreia, obstipação e náuseas - dores no corpo e tensão muscular - dores no peito e aumento do batimento cardíaco - insónias - constipações e infeções frequentes - redução do desejo sexual - nervosismo, zumbidos e suores frios nas mãos e pés - boca seca e dificuldades em engolir - bruxismo.

Sintomas comportamentais Finalmente, a longa exposição ao stress pode refletir-se nas nossas ações. Deste modo, pode conduzir a:

- mudanças no apetite (não comer ou comer demasiado) - procrastinação e fuga às responsabilidades - aumento do consumo de álcool, tabaco e drogas - comportamentos nervosos como roer as unhas ou movimentos repetidos com a perna, por exemplo.

Sintomas emocionais Para muitas pessoas a má gestão do stress pode, inclusive, provocar sintomas de depressão, ou ansiedade, medo, raiva, tristeza e frustração. É frequente:

- ficar, frustrado e alterado - sentir-se assoberbado, como se estivesse a perder o controlo - ter dificuldades em relaxar - sentir-se com baixa autoestima, sozinho e deprimido - evitar o contacto com os outros.

Como combater o stress

Existem uma série de medidas que, qualquer pessoa, pode tomar de imediato para combater o excesso de pressão nas nossas vidas. Algumas formas de combater o stress:

- falar com uma pessoa amiga e desabafar é uma delas.

- contar até dez e respirar fundo;

- fazer pausas no trabalho;

- dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades;

- anotar todas as tarefas e obrigações;

- organizar o espaço de trabalho;

- decorar o espaço de trabalho como itens pessoais;

- mudar a decoração com frequência;

- fazer exercício físico;

- dormir bem;

- alimentar-se saudavelmente;

- sorrir;

- ter pensamentos positivos;

- ouvir música instrumental;

- ver vídeos engraçados;

- envolver-se menos emocionalmente;

- fazer meditação.

Se está habitualmente exposto a altos níveis de stress, aplique algumas das técnicas descritas acima e faça um checkup regular utilizando o seu seguro de saúde para o fazer aos melhores preços. Na prevenção é que está a saúde.




Yorumlar


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page