O seguro de acidentes pessoais cobre morte e invalidez permanente (total ou parcial) e outros riscos causados – unicamente – por acidente.
É considerado acidente aquele que ocorrer de forma inesperada, externa e imprevista, sendo assim alheio à vontade da pessoa segura, e através do qual resultem danos na saúde (invalidez permanente, lesão corporal ou morte), quer a nível físico ou mental. Este acidente pode suceder na esfera profissional ou particular.
Os seguros de acidentes pessoais servem o propósito de eliminar parcialmente as consequências financeiras de um acidente. São pensados para ter um conjunto de coberturas que poderão ser muito úteis para garantir a segurança financeira da sua família.
As principais coberturas que deve esperar de um seguro de acidentes pessoais são:
Morte – esta cobertura atribui um capital de compensação previamente acordado na apólice aos beneficiários da pessoa segura.
Despesas de funeral – associado à cobertura de morte, a companhia de seguros pode conferir-lhe um capital para ajudar a sua família a custear as despesas de funeral.
Incapacidade – esta cobertura permite atribuir uma compensação para ajudar a suportar os diversos custos que teremos de incorrer em caso de incapacidade.
Hospitalização por acidente – em caso de acidente e se tiver de ser hospitalizado, esta cobertura permite-lhe fazer face aos custos de internamento e tratamento. Deste modo, conseguirá ter acesso aos melhores cuidados de saúde para recuperar mais rapidamente.
Despesas de tratamento – após um acidente poderá ter de suportar despesas de tratamento que podem ser elevadas. Ao contratar um seguro de acidentes pessoais poderá ter a companhia de seguros a custear estas despesas, garantindo um tratamento sem custos (ou com custos mais reduzidos).
Seguro de acidentes pessoais vs seguro de vida
Mas afinal qual é a diferença entre um seguro de acidentes pessoais e um seguro de vida?
O seguro de acidentes pessoais só cobre os riscos resultantes de um acidente, sendo eles morte, incapacidade, despesas de funeral, ou despesas de tratamento, como já foi referido anteriormente.
O seguro de vida, cobre os riscos de morte e invalidez resultantes de doença e/ou acidentes.
Outra diferença é em termos de prémio: regra geral o seguro de acidentes pessoais é bem mais acessível do que o seguro de vida.
Casos em que é obrigatório ter seguro de acidentes pessoais
- Dadores de sangue;
- Voluntários;
- Estagiários profissionais extracurriculares;
- Estagiários da Administração Pública;
- Empresas de animação turística.
Não é difícil proteger a sua família e garantir que os seus familiares terão algum conforto financeiro em caso de sinistro. E se pensa que o preço é um entrave talvez faça sentido fazer uma simulação para perceber que o custo claramente compensa.

Comments