Seguro Auto: 7 dicas para escolher o melhor
- Joanna Cruz
- 5 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020
1 – Seguro obrigatório ou danos próprios
Se o seguro de responsabilidade civil é obrigatório por lei e garante os danos causados a terceiros. Isto é, no caso particular do seguro automóvel, a cobertura de responsabilidade civil, cobre os danos corporais e materiais causados a terceiros em caso de acidente. Ou seja, as indemnizações que teria que pagar a outras pessoas em caso de acidente estão cobertas pela seguradora, até ao limite dos capitais previstos na sua apólice. Se houver lugar a pagamentos de indemnizações para além dos capitais da sua apólice, terá que as pagar do seu próprio bolso.
Pode, no entanto, fazer um seguro que para além da responsabilidade civil tem ainda coberturas de danos próprios, isto é, cobre os danos materiais causados à própria viatura.
Analise os prós e contras de ter um tipo de seguro e outro. Sendo evidente que o seguro de danos próprios será mais dispendioso que o seguro obrigatório, pode haver situações em que tal se justifica, como por exemplo estar a segurar um carro novo.
2 - Analise as suas expectativas face ao carro que tem e face a sua vida do dia a dia
Para ter o melhor seguro auto, faça uma análise às suas expectativas e principais problemas no que concerne ao sua automóvel:
- tem um carro já com alguma idade que o pode deixar a pé?
- receia que lhe roubem o automóvel?
- tem medo de tempestades que lhe danifiquem o automóvel?
- o seu dia-a-dia depende de ter o automóvel para o transportar para os vários locais onde necessita de ir?
Escolha as coberturas do seu seguro auto, de acordo com esta análise.
3 - Use o valor da franquia a seu favor
As seguradoras geralmente oferecem diferentes patamares de franquia, e use a seu favor. Já sabe quanto mais alta é a franquia mais acessível é o seguro. Verifique o que em termos de finanças pessoais e suportável pagar caso tenha que ativar uma cobertura com franquia, esse é o ponto de equilíbrio para ter o seguro adequado ao seu caso.
4 - Cobertura de assistência em viagem
No seu dia-a-dia, depende do seu carro para o normal desenrolar da sua atividade (pessoal ou profissional)? Então, no caso de um imprevisto, poder ter um carro de substituição por avaria ou acidente será imprescindível para si.
5 – Cobertura de quebra de vidros
Dependendo do automóvel que tem, há vidros que podem custar até 1000 euros. Portanto, caso necessite de colocar um vidro no seu automóvel, com certeza que o que vai pagar por a cobertura de quebra isolada de vidros compensará.
6 - Fique atento a alguns aspectos burocráticos quando contrata o seu seguro auto
Falamos de autorizar débito directo em conta, dar o seu email para receber toda a documentação que lhe permitem conseguir algumas poupanças imediatas no seu seguro.
Se puder pagar o seu seguro sem fraccionar, isto é anualmente, vai também conseguir poupar bastante dinheiro, pois deixará de pagar custos de fraccionamento que em alguns casos poderão equivaler a dezenas de euros ao final de um ano.
7 – Faça cotações em várias seguradoras, ou … poupe tempo e dinheiro tendo um mediador que trabalhe com várias companhias seguradoras diferentes
Com cotações em diversas seguradoras você consegue conhecer as melhores propostas e diferenças de cada uma delas.
Fazendo uma cotação com um mediador que represente várias companhias seguradoras poderá desde logo conseguir ter a melhor cotação de entre várias companhias seguradoras, evitando ter que perder tempo a solicitar vocês mesmo a simulação em diferentes companhias.
.
Agora que você já sabe como escolher o melhor seguro automóvel, faça uma simulação de seguro auto e proteja a sua estabilidade financeira!

Comentarios