Porque deve começar a preparar a sua reforma agora
- Joanna Cruz
- 7 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
A reforma deve começar a ser preparada desde o seu primeiro dia de trabalho. Na realidade a poupança deve ser vista como qualquer coisa mais ampla e com vários objetivos ao longo da vida, entre os quais a reforma.
É crucial a construção de um fundo pessoal de poupança com o objetivo de suplementar a sua pensão:
- O valor das pensões públicas será cada vez mais baixo
É uma tendência que já observámos hoje em Portugal e que terá tendência a agravar-se. As pensões públicas representam cada vez mais uma percentagem menor do salário recebido na vida ativa. Assim no futuro as pensões irão assegurar pouco mais do que os níveis de subsistência.
- Cada vez vivemos mais anos
A esperança média de vida tem vindo a aumentar e é expectável que continue assim. Até 2050, em Portugal a esperança média de vida aumentará para os 90 anos, o que supõe 22 anos de vida a partir da altura em que se chega à reforma. Há apenas umas décadas, a diferença entre a idade de reforma e a esperança média de vida não excedia os 10 anos.
- Aumentam as despesas durante a reforma
A maior longevidade acarreta gastos acrescidos em termos de despesas com os cuidados de saúde e tratamentos, que as idades mais avançadas requerem.
Princípios orientadores que deve seguir:
- quanto mais cedo se começar a poupar para a reforma, melhor, mesmo que o montante seja pequeno;
- o esforço de poupança deve ser regular. A regularidade deverá ser mensal, pois assim terá que colocar menos dinheiro de parte de cada vez o que é mais fácil;
- deverá escolher as aplicações onde irá investir o dinheiro, tendo em conta a idade;
- evite a todo o custo levantar o dinheiro para outros fins que não a reforma.

Comments