top of page

Dia Mundial do Coração

  • Joanna Cruz
  • 29 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Desde 2000, por iniciativa da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), que se celebra mundialmente no dia 29 de setembro o Dia do Coração.

O objetivo da data é divulgar os perigos das doenças do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.

Em Portugal, de acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, 55% da população entre os 18 e os 79 anos tem dois ou mais fatores de risco cardiovasculares.


Prevenção

Existem dois tipos de fatores de risco das doenças cardiovasculares: genéticos e modificáveis. Em relação aos primeiros, que incluem a idade, sexo e histórico familiar, aconselha-se a realização de consultas regulares com o seu médico para vigiar e controlar eventuais sinais que indiquem risco mais elevado.

Os fatores de risco modificáveis, são aqueles em que cada um de nós pode fazer a diferença na sua própria saúde.


Alimentação saudável

Prime por uma dieta equilibrada à base de vegetais, fruta, fibra, laticínios, carne magra e peixe. Sempre que possível, inclua sopa à refeição. Evite salgados (sal de mesa incluído), enchidos, enlatados, açucarados e gorduras saturadas estão no topo da lista.


Exercício físico regular Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, dois em cada três portugueses são sedentários e 67% da população pratica menos de uma hora e meia de atividade física ao longo da semana. Por outro lado, está cientificamente provado que a atividade física reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Segundo a OMS, um adulto deverá realizar, pelo menos, 30 minutos de atividade física moderada por dia, idealmente cinco vezes por semana. A caminhada é uma das formas mais recomendadas, sendo que essa prática diminui o risco de doença cardiovascular ou diabetes.

Estes conselhos são extensíveis às crianças, de forma a interiorizar o exercício físico como uma prática saudável desde os primeiros anos. Assim, na infância, recomenda-se cerca de uma hora de atividade diária.


Colesterol O colesterol elevado, aumenta o risco de obstrução das artérias e, por consequência, a probabilidade de doença cardiovascular. Para o prevenir, aconselha-se uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico.

Vigie o peso

Se tiver excesso de peso tem maior probabilidade de ter hipertensão, colesterol elevado ou diabetes e consequentemente aumenta o risco de ter uma doença cardiovascular.

Vigie o açúcar no sangue Para além de ter uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar, a prática de exercício físico regular é também uma medida altamente positiva, no controlo nos níveis de açúcar no sangue.


Deixe de fumar O hábito tabágico eleva a probabilidade de doença cardiovascular, uma vez que contribui para o endurecimento das artérias e a formação de coágulos. O tabaco contribui para baixar os valores do colesterol bom (HDL) e afeta a capacidade respiratória.

Proteja-se do stress Alguns estudos referem a relação entre o stress e as arritmias cardíacas. Para combater o stress e outros ambientes emocionalmente tóxicos, recomenda-se a prática de exercício físico, meditação ou atividades que proporcionem bem-estar.

Dica

Se tem historial familiar de doenças cardiovasculares visite o seu médico com frequência. Se não tem, opte por um estilo de vida mais saudável. De qualquer das formas aprenda como poupar nos gastos com saúde.





Comments


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page