Dia Internacional do Idoso: "os 60 são os novos 40"
- Joanna Cruz
- 1 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Para a Organização Mundial da Saúde, é aos 60 anos que começa a terceira idade, quando, oficialmente, podemos ser chamados de idosos.
Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Em 2025 este número duplicará.
Segundo dados do Eurostat, Portugal será em 2050, um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa. Para sermos mais precisos, em 2050, um terço da população portuguesa será idosa e quase um milhão de pessoas terá mais de 80 anos.
Conhecidos como baby boomers (nascidos entre 1945 e 1960), os sessentões de hoje estão longe da ideia de reformados que encaram a fase como o fim das atividades úteis. Alguns, estão a preparar-se para encerrar o ciclo do trabalho formal, mas descansar não é um plano viável: para eles, chegar aos 60 significa abandonar a idade cronológica e aproveitar o momento para realizar sonhos que tinham ficado para trás. É chegada a hora de conquistar a vida que queriam ter!
De facto, as pessoas não passaram apenas a viver mais anos. Do ponto de vista biológico a velhice foi empurrada para mais tarde. Na verdade, os indivíduos acima dos sessenta na atualidade os muito mais saudáveis de sempre.
Os 60 são os novos 40 é um slogan que prenuncia uma profusão de novos estilos de vida e comportamento que já estão a ser criados. Com a crise dos sistemas nacionais de pensões, há que manter-se ativo e produtivo para de fato ter qualidade de vida.
O mercado segurador já se está a adaptar a este nova realidade, existindo já seguros exclusivos para faixas etárias mais elevadas.

Comments