Como tornar a sua casa e a sua família mais resilientes aos acidentes
- Joanna Cruz
- 1 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge, em 2019, 195400 portugueses, sofreram um Acidente Doméstico e de Lazer (ADL) com necessidade de utilização de serviços hospitalares.
Ao contrário daquela que seria a expectativa inicial, o local mais perigoso é a nossa casa, onde ocorrem 45% de todos os acidentes ADL. Sendo que a escola está em segundo lugar, e onde ocorrem 16% dos ADL.
Os acidentes domésticos podem ser graves, mas são evitáveis. Com alguns cuidados simples, é possível deixar sua família e sua casa mais protegidas.
Como deixar a sua família mais protegida
Não é difícil proteger a sua família e garantir que os seus familiares terão algum conforto financeiro em caso de sinistro. É possível deixar a sua família mais protegida financeiramente através da subscrição de um seguro de acidentes pessoais. São seguros acessíveis, não tendo os custos, regra geral, semelhantes aos de um seguro vida, tendo do entanto um conjunto de coberturas que poderão ser muito úteis para garantir a segurança financeira da sua família.
As principais coberturas que deve esperar de um seguro de acidentes pessoais são:
Morte – esta cobertura atribui um capital de compensação previamente acordado na apólice aos beneficiários da pessoa segura.
Despesas de funeral – associado à cobertura de morte, a companhia de seguros pode conferir-lhe um capital para ajudar a sua família a custear as despesas de funeral.
Incapacidade – esta cobertura permite atribuir uma compensação para ajudar a suportar os diversos custos que teremos de incorrer em caso de incapacidade.
Hospitalização por acidente – em caso de acidente e se tiver de ser hospitalizado, esta cobertura permite-lhe fazer face aos custos de internamento e tratamento. Deste modo, conseguirá ter acesso aos melhores cuidados de saúde para recuperar mais rapidamente.
Despesas de tratamento – após um acidente poderá ter de suportar despesas de tratamento que podem ser elevadas. Ao contratar um seguro de acidentes pessoais poderá ter a companhia de seguros a custear estas despesas, garantindo um tratamento sem custos (ou com custos mais reduzidos).
Como tornar a sua casa mais segura
Comece por analisar o seu lar: quais os pontos existentes passiveis de acidente?
Em seguida tenha em atenção o seu agregado familiar: tem crianças, pessoas idosas,animais de estimação?
Implemente medidas para mitigar o risco de acidente para os diferentes actores que habitam o seu lar:
1- crianças
Lembre-se que as crianças gostam de subir, puxar, colocar na boca tudo o que encontram. Limite as possibilidades de tal acontecer, com danos evidentes para a criança. Exemplo: não deixe os cabos das panelas sobre o fogão voltados para fora, não deixe produtos de limpeza ou medicamentos ao alcance da criança.
2 – idosos
Exemplo: evite tapetes para evitar quedas, caso sejam indispensáveis, prefira os antiderrapantes. Instale corrimões em escadas.
3 – medidas gerais para tornar a sua casa mais segura.
Exemplo: mantenha zonas com potencial de acidente, como escadas, bem iluminadas.

Comments