Como os Seguros de Vida beneficiam as pessoas
- Joanna Cruz
- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2020
Os seguros de vida beneficiam as pessoas no sentido em que servem como uma protecção financeira para o seu futuro e para o futuro da sua família. Esta protecção inclui situações desde morte prematura, doença, invalidez ou pensões de reforma inadequadas, melhorando desta forma a qualidade de vida das famílias que podem usufruir de um seguro de vida nas situações anteriormente enumeradas.
Os seguros de vida constituem uma verdadeira rede de protecção financeira e tranquilidade para as famílias, permitindo-lhe salvaguardar em simultâneo as responsabilidades familiares e os seus compromissos financeiros.
O objectivo é manter a família protegida contra qualquer infortúnio que ameace o rendimento habitual.
Para ter uma ideia só em 2018 foram pagos mais de 400 milhões de euros às famílias Portuguesas relativos a seguros de vida por activação da cobertura de morte (https://eco.sapo.pt/2020/05/21/seguros-vida-protegem-mais-de-seis-milhoes-de-residentes-em-portugal/ )
O que é um seguro de vida?
Ao contrário do que possa pensar o seguro de vida não funciona só em caso de morte. Os seguros de vida têm várias coberturas que o protegem a si enquanto está vivo e têm apenas uma ou duas coberturas que protegem em exclusivo a sua família.
Os seguros de vida podem ser subscritos incluindo apenas uma cobertura, a de morte, ou várias coberturas.
As coberturas que cobrem em exclusivo a sua família:
Morte – esta cobertura atribui um capital de compensação previamente acordado na apólice aos beneficiários da pessoa segura.
Filhos menores a cargo - esta cobertura atribui um capital, adicional de compensação previamente acordado na apólice aos beneficiários da pessoa segura, caso o segurado tenha filhos menores a cargo na data do óbito.
As coberturas que cobrem em exclusivo a sua família:
Incapacidade – esta cobertura permite atribuir uma compensação para ajudar a suportar os diversos custos que teremos de incorrer em caso de incapacidade.
Internamento hospitalar por acidente e /ou doença – cobertura em que em caso de internamento hospital recebe um valor por dia de internamento
Diagnóstico de doenças graves – cobertura em que lhe é disponibilizado um valor caso lhe seja diagnosticada uma doença grave
Como calcular o capital a segurar?
Comece por somar todas as despesas com:
- os estudos dos filhos;
- o apoio ao cônjuge;
- dívidas (crédito à habitação, crédito ao consumo, etc);e
- outros compromissos financeiros que tenha.
Em seguida calcule o número de anos que vai ser necessário manter todas estas despesas.
O Capital a segurar vai ser igual ao somatório de todas as despesas por todos os anos que deverão ser supridas.
Agora basta pedir uma simulação do seu seguro de vida ao seu mediador.

Comentários