top of page

A pensar em trocar de casa em tempos de pandemia?

  • Joanna Cruz
  • 6 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Depois de todos e tudo ter parado por algum tempo, começamos a perceber aos poucos que a vida tem que continuar. Retomamos aos poucos os nossos planos e sonhos. Se estava a pensar em trocar de casa e aproveitar os preços mais baratos desengane-se, embora possa sempre surgir alguma oportunidade, já se percebeu que os preços não estão a cair muito, embora também não aumentem.

Se vai comprar casa tenha em atenção o seguinte:

Quais as suas necessidades e da sua família

Deve procurar uma casa que responda às suas necessidades e às da sua família, no curto e no médio prazo. Nesta fase equacione se necessita de um espaço para estar em teletrabalho, se tem filhos se eles necessitam de um espaço para assistirem à distância.

Se considera que vai passar mais tempo em casa, equacione comprar uma casa com mais espaço, de forma a maximizar o seu conforto e privacidade.

Pretende morar na cidade ou nos arredores? Analise os impactos de morar longe do seu local de trabalho, do local onde habitualmente faz compras ou da escola dos seus filhos. Esta análise deve incluir os impactos do tempo e do dinheiro que precisa de despender em deslocações.

Financiamento

Como pretende pagar a sua nova casa? Vai recorrer a crédito bancário? Na totalidade? Vai vender a casa antiga? Tem algumas poupanças que lhe permitem dar uma entrada, na sua nova casa? Com a situação de pandemia, os bancos têm apresentado uma maior resistência em conceder crédito. Perca algum tempo numa análise prévia para saber desde logo quais são as suas reias possibilidades financeiras.

Visitas aos imóveis

Na atualidade as visitas aos imóveis estão a ser feitas virtualmente. Aproveite esta facilidade a seu favor, para ver mais opções e selecionar o que vale a pena depois ir visitar presencialmente. Vale a pena investir o seu tempo nesta fase, para garantir que escolhe de facto o que mais se adequa a si.

Como conseguir um negócio mais vantajoso

Lembra-se da análise financeira prévia que fez? É agora que ela pode fazer toda a diferença! Nesta fase, ainda que os preços não tenham (ainda) caído, há menos procura, é expectável que alguns proprietários estejam mais disponíveis para baixar os preços e negociar, sobretudo se tiverem urgência. Nesta conjuntura o facto de puder desde logo dar um valor de entrada para o imóvel que pretende, pode dar-lhe a vantagem competitiva face a outros interessados, e ainda lhe permitir um bom desconto sobre o preço do imóvel.

Já fez o negócio da sua vida?

Então agora é a hora de começar a procura o banco onde lhe será mais vantajoso fazer o empréstimo.

De forma a fazer a facilitar a sua vida e a obter o melhor negócio com o banco, recorra a um intermediário de crédito autorizado pelo banco de Portugal. As vantagens de recorrer a este tipo de profissionais é que em vez de andar você a percorrer vários bancos a solicitar simulações esta pessoa faz isso por si, com a vantagem que a cada momento ele sabe quais os bancos que estão com melhores condições para o tipo de crédito em causa. Paralelamente deverá procurar um mediador de seguros pois quer já tenha o seguro e esta seja uma nova compra, quer seja uma primeira, o seu mediador de seguros pode ajudá-lo a tornar o seu crédito habitação mais barato. Pode, inclusivamente, manter um crédito habitação num banco e ter o seguro de vida à parte, porque a lei já permite e porque, regra geral, consegue poupar.






Kommentare


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page