top of page

7 estratégias para poupar nos gastos com saúde

  • Joanna Cruz
  • 28 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de nov. de 2020


Na saúde, a prevenção é quase sempre a melhor forma de preservar o seu bem-estar e poupar dinheiro.

Há pequenos cuidados que pode ter e que fazem a diferença no seu bem-estar, ajudam à manutenção da sua saúde, prevenindo problemas futuros e permitem poupar nas despesas de saúde.


1. Higiene oral em dia

A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda que consulte um dentista, pelo menos, duas vezes por ano, uma vez que fazer consultas de higienização oral com alguma periodicidade é o primeiro passo para prevenir e detetar precocemente problemas relacionados com a saúde bucal, que causam bastante mal-estar e são dispendiosos.

2. Tenha um estilo de vida saudável

Os hábitos de vida saudáveis, beneficiam a sua saúde física e mental, e melhoram a “saúde” da sua carteira. Comer de uma forma saudável, não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas, praticar exercício físico e dormir o suficiente, são alguns dos hábitos que o levarão a ter um estilo de vida mais saudável.

3. Alimentação saudável

De acordo com a Direção Geral de Saúde *, uma alimentação equilibrada reduz o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC), reduz a tensão arterial e protege contra alguns tipos de cancro. Assim vale a pena investir seriamente nesta vertente da sua vida.

4. Diminua o stress na sua vida

Ou dito de outra forma encontre formas mais saudáveis de gerir o stress. Se os seus métodos de lidar com o stress não estão a contribuir para melhorar a sua saúde física e emocional, procure formas mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis de gerir, prevenir e lidar com o stress, mas todas elas requerem mudança. Ao decidir qual a opção a escolher, considere os 4 aspetos essenciais: evitar, alterar, adaptar e aceitar. Foque-se naquilo que o faz sentir calmo e em controle.

5. Exercício físico regular

A prática de exercício físico, aliada a uma alimentação equilibrada, constitui um dos pilares para ter um estilo de vida saudável. Além de ajudar a manter a boa forma, a atividade física, quando praticada de forma regular, traz benefícios para a saúde, como a melhoria do metabolismo da glicose, a diminuição da tensão arterial, melhorias no sistema musculoesquelético, controle do peso corporal e até redução dos sintomas de depressão.

6. Check-up anual

A Direção Geral de Saúde recomenda que, mediante a idade, género e estado de saúde, sejam realizados anualmente um conjunto de exames, como são exemplo: medição da glicémia, IMC, peso, altura, tensão arterial, frequência cardiovascular, perímetro abdominal e ECG. Nesta revisão médica regular destina-se a detetar precocemente doenças.

Além disso, segundo a mesma fonte, a participação em atividades físicas pode melhorar o sistema musculoesquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.


7. Faça um plano ou seguro de saúde

Mesmo com todos os cuidados com a saúde, pode ser surpreendido subitamente com uma doença. E, nesse caso, é conveniente ter um plano ou um seguro de saúde. Este é um investimento que, no futuro, permitirá poupar muito dinheiro em cuidados de saúde.






Comentários


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page