COVID-19: 8 dicas para suportar melhor o isolamento
- Joanna Cruz
- 31 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Neste momento em que muitos estão em casa já há algum tempo, e a par das noticias que raramente são positivas, começamos a sentir as “paredes” da casa mais “próximas”, começamos a ficar mais irritados e implicativos.
Trazemos 8 dicas para ajudar a suportar melhor este período de reclusão forçada pela pandemia:
1 - Mantenha corpo e cabeça juntos
Estar com o corpo confinado em casa e a mente focada lá fora pode causar depressão.
2 - Crie rotinas
Não fique de pijama o dia todo, como se estivesse doente.
Não fique o dia todo diante da TV ou do computador (caso não esteja em tele trabalho).
Imponha-se uma agenda de actividades: exercícios físicos, em especial aeróbicos (para estimular o aparelho respiratório), leitura, arrumação de armários, limpezas, cozinhar, pesquisar na internet etc.
Se há crianças ou outros adultos em casa, divida com eles as tarefas domésticas.
3- Dedique-se a um trabalho manual
Sabe aquele trabalho que está a aguardar à meses que tenha tempo? É a hora de por mãos à obra: conserte equipamentos, faça puzzles, arranje roupas que tem a aguardar pelo seu tempo, cozinhe, etc.
4 - Exercite também a sua cabeça
Se está em companhia de outras pessoas, estabeleçam um período do dia para jogar xadrez, damas, etc. Se está sozinho recorra a jogos como sodoku ou outros semelhantes
5 - Mantenha-se em contacto com os que mais ama
Sabe aquele amigo com quem já não fala há algum tempo? Esta é a hora de restabelecer o contacto. Use o telefone para falar com parentes e amigos, em especial com os mais velhos, os vulneráveis e os que vivem só. Entrete-los fará bem a eles e a você.
6 - Cuide da sua alimentação
Não descure a sua alimentação, trate de se alimentar correctamente de forma a manter as suas defesas imunitárias intactas, tão necessárias neste momento em especial. E não se esqueça de manter o seu peso dentro dos limites saudáveis, assim quando acabar a quarentena não vai ter que entrar em dieta forçada.
7 - Medite
Os benefícios para a nossa saúde devido à meditação têm sido mencionados cada vez mais frequentemente. Mas não é só para resolver problemas que tivermos a nível físico. É para ter ainda mais saúde. Se já é saudável, meditar vai-te dar ainda mais energia, ainda mais motivação, ainda mais positividade. A meditação ajuda a esvaziar a mente, retém a imaginação, evita ansiedade e alivia tensões. Aprenda a meditar se ainda o não o faz, dedique ao menos 30 minutos do dia à meditação.
8 - Não se convença de que a pandemia cessará logo ou durará tantos meses
Aja como se o período de reclusão fosse durar muito tempo. Imagine se estivesse na prisão, nada pior do ter um advogado que lhe garantisse que iria recuperar a sua liberdade dentro de dois ou três meses, e depois nada acontecia
. Isto desencadeia uma expectativa desgastante e uma desilusão ainda maior. Assim, prepare-se para uma longa viagem dentro da própria casa.

Comentarios