top of page

Dica de poupança 2 de 2020: Quer juntar dinheiro? Faça um plano!

  • Joanna Cruz
  • 7 de jan. de 2020
  • 1 min de leitura

Para conseguir poupar terá que obrigatoriamente fazer um plano.


Passos para elaboração do plano:

1. Fazer o orçamento pessoal

Antes de fazer qualquer plano deverá analisar o estado atual das suas finanças pessoais. Só quando souber qual o seu saldo mensal (receita-despesa) é que vai puder realisticamente fazer o seu plano de poupanças.

Comece por apontar todas as despesas que tem, em seguida analise cada uma delas com rigor e verifique quais as que são efetivamente indispensáveis. Elimine os gastos que considere nesta fase supérfluos. Em seguida aponte todas as fontes de receitas que tem mensalmente.

Está agora em condições de saber quais as suas receitas, os seus gastos, e quanto poderá poupar mensalmente. A partir de agora aposte na disciplina e mantenha as despesas controladas.


2. Estabeleça metas a curto prazo, para objetivos a longo prazo

Agora que sabe o estado das suas finanças pessoais, pide estabelecer metas realistas para as suas poupanças e objetivos de longo prazo. Pode agora estabelecer que quer por exemplo comprar uma casa em x anos, e que para concretizar tal objetivo é necessário que poupe uma determinada quantia todos os meses.

Pode até elaborar um documento em que coloque os seus objetivos e as suas metas, para que nunca se desvie deles.


3. Fundo de emergência

Conforme o próprio nome indica é um fundo para quando surja uma emergência, por exemplo desemprego ou até uma doença. Se ainda não tem este fundo comece o seu plano de poupança com o objetivo de ter o seu fundo de emergência.






Comments


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page