top of page

Quanto pode (ainda) poupar no IRS de 2019

  • Joanna Cruz
  • 12 de dez. de 2019
  • 1 min de leitura

No que toca a instrumentos financeiros disponíveis para poupar para a reforma, os planos poupança reforma ou PPR são dos mais utilizados pelos Portugueses.

Na verdade os PPR permitem poupar duas vezes: a primeira quando poupa e capitaliza os respetivos juros, e a segunda vez quendo lhe permitem poupar no IRS através dos benefícios fiscais que concedem tanto altura da contribuição, como no momento do resgate.

Assim quanto mais cedo começar a sua poupança, mais rentabilidade terá na altura da reforma e mais deduz ao longo dos anos no IRS.


Benefícios fiscais dos PPR

Dedução no IRS

Esta sempre foi uma das razões para a popularidade dos PPR, no entanto esta vantagem tem vindo a torna-se de ano para ano mais diminuta. Para o IRS de 2019 a dedução máxima é de 20% das quantias aplicadas com os seguintes limites:

· até 35 anos pode deduzir até 400 euros, investimento de 2000 euros;

· entre 35 e 50 anos o limite máximo admitido é 350 euros, investimento de 1750 euros;

· a partir dos 50 anos pode deduzir até 300 euros, investimento de 1500 euros.

Taxa de imposto reduzida

Todos os produtos financeiros têm uma taxa liberatória de 28% de IRS, nos PPR esta taxa é de 21,5%. Para resgastes fora da condições na lei: a partir dos 5 anos da aplicação a taxa baixa para os 17,5% e a partir dos 8 anos a taxa é de 8,6%. Se o resgate for dentro das condições da lei, a taxa é fixa e é de 8% a partir dos 5 anos.


Os PPR são um bom investimento sobretudo para aqueles que têm um perfil de investidor mais conservador e que prezam a segurança dos seus investimentos.



댓글


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page