Quanto deve ter no seu fundo de emergência / reserva
- Joanna Cruz
- 21 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Para prevenir situações imprevistas o ideal é ter algum dinheiro de parte. Saiba qual o montante ideal que deve ter no seu fundo de emergência ou reserva
Se ainda não sabe porque deve ter um fundo de reserva, veja https://www.pouparaveiroria.com/post/fundo-de-reserva-o-que-é .
Como calcular quanto deve ter no seu fundo de reserva emergência
As contas são ou menos fáceis de fazer, senão veja: pegue na calculadora e faça as contas de todas as despesas mensais que tem que pagar. Suponha que tem 500 euros de despesas mensais, então se quiser fazer face a 3 meses em que não recebe o seu vencimento, terá que criar um fundo com 1500 euros.
Quantos meses de falta de rendimentos deve o seu fundo ser capaz de cobrir?
O que se recomenda é que no mínimo seja entre 3 e 6 meses.
Como começar a constituir fundo de reserva
Como em qualquer poupança, deve começar por estabelecer um plano, isto é, não tem fundo de reserva, então comece por planear quanto vai poupar por mês para daqui a 6 meses ter já um fundo para fazer face a 3 meses de dificuldades. Em seguida estabeleça um plano para aumentar o valor desse plano até ter lá dinheiro suficiente para fazer face às despesas de 6 meses. E assim por diante, até ter um fundo de reserva que se adeque à sua realidade.
Como poupar
Torne a poupança automática, dando ordem de transferência da sua conta à ordem, para a sua conta de fundo de reserva. Saiba que nesta fase poupar cerca de 10% do seu rendimento é o que é recomendado. Num instante irá ter o seu pequeno orçamento contra imprevistos e o objetivo inicial é chegar a três meses inteiros de despesas garantidas, de lado, no banco.
Se apenas consegue um pequeno montante, não desanime. O importante é que comece a poupar, por muito pouco que possa parecer, mais cedo ou mais tarde o objetivo será atingido.

Comments