top of page

Plano de ataque à instabilidade financeira (COVID-19)

  • Joanna Cruz
  • 16 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

A tempestade

Quantos planos tinha para 2020, e onde eles estão agora….

Os balanços diários dos infectados com coronavírus, o distanciamento social e as sucessivas conferências de imprensa, deixam qualquer pessoa ansiosa, mas o momento que se está a viver, sem precedentes, representa também um choque financeiro para todos ou quase todos.

O clima é de incerteza, e se alguns ainda estão a receber o vencimento por completo, outros interrogam-se por quanto tempo essa situação se pode manter.

Para além de tudo isto a factura da crise pandémica, decorrente de todas as ajudas que o estado está a dar e ainda vai dar, vai chegar a todos nós, porque afinal o estado somos nós!

O plano

Como em qualquer situação de crise o melhor é ter um plano para lidar com todas as questões. Vamos delinear um plano para a sua instabilidade financeira:

1 - Diagnóstico da sua situação financeira

2 - Cortar despesas

3 - Constituir o seu fundo de emergência

4 - Aumentar receitas

1 - Diagnóstico da sua situação financeira

Comece por perceber onde está exactamente, do ponto de vista financeiro:

- Faça as contas de quanto dinheiro tem na totalidade, isto é, some os saldos do PPR, de depósitos a prazo, acções, etc.

- Agora faça as contas ao que deve, inclua empréstimo para a casa, carro, saldo do cartão de crédito, etc.

2 - Cortar despesas

Analise o seu histórico de despesas dos últimos 6 meses, e identifica todas as despesas não essenciais, elimine-as.

Analise as despesas essenciais. Veja como as pode reduzir. Negoceie com o banco, visite o seu mediador de seguros e veja como pode ter os mesmos seguros por um preço mais baixo.

3 - Constituir o seu fundo de emergência

Se ainda não tem, comece agora a construir o seu fundo. Lembre-se que este fundo pode ser investido, por exemplo, num deposito a prazo que seja mobilizável, e deve ter dinheiro que lhe permita fazer face às suas despesas durante um período de 6 a 12 meses.

Para quem está em casa e ainda está a receber o seu vencimento, está a poupar algum dinheiro em combustíveis, refeições fora, etc. Coloque estas poupanças no seu fundo de emergência


4 - Aumentar receitas

Tem alguma habilidade especial, como por exemplo fazer doces? As vendas de doces caseiros podem representar uma forma significativa de aumentar as suas receitas. Pode começar pelas datas comemorativas como a Páscoa ou o Natal e depois estender a actividade gradualmente a todo o ano.




Коментарі


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page