Perfil de Investidor
- Joanna Cruz
- 18 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Com certeza que já ouviu falar de perfil de investidor conservador, moderado ou agressivo. A categoria é definida, de forma geral, de acordo com a tolerância ao risco, que o investidor tem.
CONSERVADOR
Este tipo de investidor privilegia a segurança nas suas aplicações, pois tem como característica principal a preservação do seu patrimônio. Assim, este investidor opta normalmente por investimentos com baixíssima oscilação e risco de prejuízo. A falta de liquidez e rendimento abaixo da média são aspetos que o incomodam.
O conservador é normalmente uma pessoa com patrimônio já construído, que provavelmente tem mais de 40 anos e que procura a solidez do seu capital. Assim, ele não quer correr mais riscos.
Se for uma pessoa ainda jovem é natural que seja um investidor ainda iniciante que não se sente seguro nas suas escolhas de investimento nos mercados mais dinâmicos.
Na sua diversificação de investimentos, o conservador deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco, como por exemplo:
Depósitos a prazo Poupanças Certificados de Aforro
É possível que este tipo de investidor, possa ainda investir uma pequena parte do seu dinheiro em aplicações que ofereçam níveis de riscos diferenciados, que lhe permitirá ter alguns ganhos a longo prazo, como:
Fundos de ações Fundos cambiais Fundos imobiliários
Se este investidor entender os pontos negativos de não aproveitar as oportunidades financeiras, pode aventurar-se um pouco mais fora da sua área de conforto.
MODERADO
Esse investidor está entre os conservadores e os arrojados, gosta de segurança, mas já tolera alguns riscos de longo prazo. Na verdade o investidor moderado procura equilibrar rentabilidade versus risco. Assim é possível que invista cerca de 25% do seu patrimônio em ações que lhe permitirão obter maiores ganhos. com maior possibilidade de ganho.
Embora concentre o maior volume de seus investimentos em investimentos conservadores, admite perdas até certo limite. Este perfil de investidor tem expectativa de retorno em médios e longos prazos.
É um individuo versátil, sabendo aproveitar a cada momento o melhor de cada investimento (segurança ou possibilidade de lucro acima da média). Este perfil de investidor é conhecedor do mercado e tem um patrimônio em crescimento, com dimensão suficiente para diversificar em diferentes prazos.
É um investidor que tem a segurança da renda fixa, mas também aplica parte dos seus recursos em renda variável, buscando retornos acima da média do mercado.
ARROJADO OU AGRESSIVO
Este é um investidor destemido. Para ele perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para aproveitar lucros mais altos a longo prazo.
Os objetivos do investidor agressivo passam por fazer crescer o seu patrimônio para cumprir alguns objetivos da sua vida e, claro, reformar-se mais cedo para viver da renda dos seus investimentos.
Com este perfil aventureiro, é recomendável que este tipo de investidores tenham uma reserva, investida em aplicações que lhe permitam um resgate rápido para fazer face a situações do dia a dia que exijam liquidez de curto prazo.
Obrigatoriamente este investidor tem conhecimento de mercado, está sempre em busca de soluções de alta rentabilidade e aceita exposições medianas ao risco em busca de ganhos maiores que a inflação a médio e longo prazo, mesmo com riscos de prejuízo. É um individuo com conhecimentos técnicos e está preparado emocionalmente para acompanhar as oscilações do mercado.

Comments