top of page

#FiqueEmCasa: Como fazer o seu orçamento familiar em 5 passos

  • Joanna Cruz
  • 20 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Nestes dias em que é preciso ocupar o tempo e a cabeça com outras coisas para além do COVID-19, aproveite e comece a organizar as suas finanças pessoais. O primeiro passo é fazer o seu orçamento familiar, vamos ver como o pode fazer em 5 passos simples.


1 - Registe as receitas

Comece pelo lado positivo do seu orçamento: as receitas. Contabilize as entradas de dinheiro, separe as receitas entre fixas – como salário, pensões e rendas – ou variáveis – como trabalho extra, prémios ou retornos de investimentos.

Desta forma, ao saber quanto recebe ao longo de um mês, é possível fazer uma projecção do dinheiro que estará disponível nos meses seguintes.

Faça este registo num caderno de forma a não perder o trabalho que vai ter e estar sempre disponível para o consultar e rectificar caso seja necessário.


2 - Registe as despesas

As despesas não são o lado negativo do orçamento, uma vez que algumas delas tornam a sua vida mais confortável.

De qualquer forma, registe todos os gastos mensais da sua família. Como nas receitas, anote todas as despesas, separando-as em fixas – como a prestação da casa, os transportes e as contas da água, da luz e do gás – e variáveis – como a alimentação, o vestuário e o lazer. Agora já tem consciência do montante total dos gastos.


3 - Catalogar as despesas

Analise cada uma das suas despesas e catalogue-a em essencial, caso se trate de uma despesa para fazer face a uma necessidade real, ou supérflua, caso atenda a um desejo supérfluo.

Os gastos com alimentação e com as contas da casa são uma necessidade. Já tomar o pequeno almoço fora todos os dias, por exemplo, é um desejo.


4 - Faça as contas

Agora é só fazer as contas: subtraia as despesas às receitas. Se o saldo for positivo, é sinal que lhe sobra dinheiro com o qual poderá reforçar, por exemplo, a poupança da família.

Se o saldo for negativo deve fazer ajustes ao orçamento familiar. Comece por reduzir as despesas variáveis até que as receitas sejam suficientes para cobrir, pelo menos, todos os gastos.


5 - Defina objectivos e cumpra-os

Chegado aqui, reúna a família. Falamos da família que divide habitualmente a casa consigo, claro. Reúna todos, incluindo os seus filhos. Com o compromisso de todos: é mais fácil definir objectivos, para reduzir custos e poupar, e depois cumpri-los.

Em conjunto, estabeleça objectivos de poupança. O ideal é que poupe 10% do rendimento do agregado familiar mensal. Se o saldo do seu orçamento familiar for negativo: defina uma meta de redução das suas despesas.






Comments


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page