top of page

Dicas de poupança - NATAL

  • Joanna Cruz
  • 30 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Natal a época do ano em que as famílias se reúnem à volta de uma mesa para a ceia natalícia, partilhar bons momentos e trocar presentes.

É também uma época de grande consumismo que deve ser gerido da melhor forma, para garantir que não ocorrerá nenhum desequilíbrio do orçamento familiar.


Apresentamos em seguida 12 dicas para manter as compras sob controlo:


1. Lista de prendas

Faça uma lista de todas as prendas que pretende oferecer e defina o valor máximo que está disposto a gastar. Desta forma não se esquece de comprar nenhuma prenda e ao mesmo tempo mantém o orçamento controlado.


2. Planear as compras

Quanto aos restantes itens necessários para o Natal, faça uma lista e compre-os o mais cedo possível. Se fizer as compras nas primeiras semanas de dezembro, poderá não apanhar a confusão dos últimos dias antes da consoada.


3. Enfeites de Natal

Entrando na onda do reutilizar e reciclar, utilize e /ou recicle enfeites de anos anteriores. Assim é amigo do ambiente e ao mesmo tempo poupa algum dinheiro.


4. Aproveite algumas promoções

Com as listas de compras feitas, pode aproveitar alguma promoção que surja. Mantenha-se atento `aos folhetos promocionais, cupões e descontos. São bons instrumentos de poupança para esta altura do ano e podem até dar-lhe ideias na hora de escolher presentes ou produtos para a consoada.


5. Faça também compras online

Aproveite as compras online para poupar tempo e dinheiro. As promoções no comércio online são por vezes mais apetecíveis do que numa loja física.


6. Um jantar de Natal mais económico

Combine o jantar de Natal com os colegas em sua casa. Estipule o que cada convidado poderá levar para completar menu. Garanta uma refeição mais económica para todos e mais relaxada, sem a obrigação de se levantar da mesa logo que acabam de comer.


7. Use o dinheiro

Compre sempre com dinheiro. Assim terá mais noção do que está realmente a gastar, controlando de forma mais eficaz os impulsos consumistas.


8. Faça os seus próprios presentes

Tem alguma habilidade? Aplique-a e elabore alguns dos presentes que quer dar. É uma excelente forma de divulgar outros talentos profissionais, e quem receber esse presente vai ter algo único e especial.


9. Faça as compras todas no mesmo dia

Assim vai evitar despesas extras com combustível, parques de estacionamento, filas de trânsito e ainda vai poupar tempo.


10. Opte pelo amigo secreto

Pode fazer o jogo do amigo secreto, assim poupa nos presentes  e crie uma dinâmica diferente entre amigos. Para além de divertido, é uma boa forma de convívio nesta época do ano.


11. Dê prendas em conjunto

Ofereça presentes em conjunto com amigos ou familiares: dessa forma o valor será dividido por todos e gastará menos.


12. Compare sempre os preços

Para as compras mais caras, compare preços em locais diferentes, incluindo o online. Assim poderá oferecer presentes poupando dinheiro e cumprindo o seu orçamento familiar.


13. Envie mensagens e faça chamadas mais baratas

Quando desejar as boas festas por telemóvel, aproveite o horário mais económico para ligar a familiares com os desejos da quadra. Sempre que possível utilize o Skype ou WhatsApp que são gratuitas.




Comentarios


© 2019 por Armando Rodrigues orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page