Dica de poupança 7 de 2020: 7 erros comuns de quem deseja poupar dinheiro
- Joanna Cruz
- 20 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Poupar dinheiro não é apenas uma questão daquilo que ganha. É acima de tudo uma questão do que gasta e de realizar algumas mudanças de hábitos. Mas isso não significa que tenha que ser uma tarefa complicada.
Uma das maneiras mais práticas de criar o hábito de poupar dinheiro sem muitas “dores” é o de tomar consciência dos erros que não deve cometer.
Vamos enumerar 7 erros que deve evitar e que o vão transformar em um poupador com excelentes resultados:
1. Não ter autoconhecimento suficiente e entregar-se ao consumismo
Você foi programado para gastar e não para poupar? Na verdade, poupar dinheiro reflete a forma como nos relacionamos com ele no dia a dia. Os desejos e os hábitos de consumo que desenvolvemos ao longo da vida são determinantes na forma como conseguimos ou não poupar.
2. Não refletir sobre o próprio esforço para gerar rendimento
A não consciência de todo o esforço que despende para obter um determinado rendimento também dificulta o hábito da poupança.
Se pensar nas horas gastas a trabalhar que poderiam ser dedicadas à sua família ou ao lazer, é possível que comece a usar o seu dinheiro com mais sabedoria e valorize aquilo que se esforçou tanto para conquistar.
3. Não ter um bom planeamento de poupança
Não espere sobrar dinheiro para poupar! Qual é a melhor forma de começar a poupar? Planeando!
Estabeleça uma meta, defina a quantidade que quer poupar e em quanto tempo chegará ao montante.
4. Não ter noções de investimento e, por isso, não investir
O “analfabetismo” financeiro pode ser um verdadeiro entrave à sua poupança. A poupança comum é a opção de investimento que oferece menos rendimentos. Assim a poupança comum, não é muito estimulante, pois o dinheiro rende pouco. Talvez por isso, muitas pessoas acabam por desistir das suas metas e gastam rapidamente o que foi guardado em meses. Procure cursos e conteúdos sobre investimentos, de forma a poder maximizar as suas poupanças, através do seu investimento.
5. Não dominar o cartão de crédito
Não deixe que o seu cartão de crédito que é uma excelente ferramenta, se transforme no predador das suas poupanças. Aprenda a dominá-lo!
6. Não vencer o hábito da procrastinação
Poupar é uma necessidade para hoje! Não deixe para poupar amanhã o que pode poupar hoje!
7. Não reduzir os custos em casa prejudica o hábito de poupar dinheiro
Por fim, outro erro comum de quem deseja poupar dinheiro é não fazer uma revisão dos gastos da casa. A verdade é que a grande maioria das pessoas descobre despesas completamente desnecessárias ao fazer uma análise cuidadosa do seu orçamento familiar.
E não se esqueça moderação é a palavra ideal quando se trata de dinheiro, inclusive na hora de poupar! Não se prive de todos os pequenos prazeres da vida, para poupar. A vida também tem que ser vivida.

Comments