Dica de poupança 6 de 2020: Qual a melhor forma de climatizar a sua habitação
- Joanna Cruz
- 13 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Sempre que chega o frio, pensamos em como aquecer a casa!
O tema é recorrente e anda sempre em torno do mesmo: qual o melhor sistema de aquecimento ao mais baixo custo?
A resposta: depende do seu objetivo!
Pretende aquecer uma moradia? Ou é um apartamento? E onde se localiza: no algarve ou em Trás-os –Montes? E quer aquecer a casa toda ou só algumas divisões? E já agora é muito friorento ou não?
Mais que tudo a escolha do sistema de aquecimento deve compreender três pilares:
- proporcionar conforto térmico aos habitantes do lar;
- ser ecologicamente sustentável; e
- ser economicamente sustentável.
Existem vários simuladores online sobre o tema, gostei particularmente do disponível em https://www.tekbiomasse.com/simulador/ .
Sistemas de aquecimento disponíveis no mercado
Ar condicionado / Bomba de calor
Este equipamento tem como vantagem que tanto pode ser usado no Inverno, para aquecer como no Verão, para arrefecer.
Saiba que os modelos mais recentes são mais económicos e amigos do ambiente.
Assim ainda que o investimento inicial seja avultado, vai acabar por se pagar a si próprio através da poupança de energia.
Aquecedor a óleo
Solução de aquecimento sem custos de instalação 8basta ligar à tomada), com baixo custo de aquisição e prática (pode levar o equipamento de uma divisão para a outra).
A desvantagem tem a ver com o facto de ser um equipamento que não espalha de forma eficiente, o calor e portanto é indicado para divisões mais pequenas
Mas prepare-se para pagar uma conta de eletricidade mais elevada, ainda que escolha modelos com maior eficiência
Aquecedor a gás
De aquisição um pouco mais dispendiosa do que o aquecedor a óleo, mas com a vantagem de aquecer áreas maiores e com maior rapidez.
Como funcionam com uma botija de gás, devem ser utilizados em locais com boa ventilação.
Termoventilador
Equipamentos com preços de aquisição bastante baixos, são indicados essencialmente para aquecer rapidamente pequenas superfícies.
Lareiras
A lareira a lenha é o sistema de aquecimento mais conhecido e popular e que normalmente faz parte de qualquer casa. A instalação não é fácil, uma vez que implica, não só a construção da mesma, mas também de uma chaminé.
Para além das lareiras tradicionais a lenha, existem também já disponíveis no mercado lareiras a bioetanol, a que aliam o design à sustentabilidade. Há modelos para pendurar, para encastrar ou para pousar no chão ou até em cima de uma mesa. A principal vantagem das lareiras a etanol é a facilidade de instalação, uma vez que não necessitam de chaminé, pois o combustível que usam não emite nem cheiro nem gases. Trata-se de um sistema que usa combustível ecológico feito a partir de resíduos agrícolas. Os preços começam na dezena de euros e podem chegar até às centenas.
A desvantagem de qualquer lareira, tradicional, ou não é que só aquece a divisão onde estão instaladas, para além de que terá que ter um local para armazenar o combustível. No caso da lareira a lenha, prepare-se para o cheiro a fumo, para a poeira da cinza, e para os resíduos de lenha no chão do compartimento onde estiver a lareira.
Recuperadores de calor
Adaptáveis a lareiras já existentes, ou de instalação inicial, conseguem espalhar mais calor do que a lareira tradicional, e conseguem combater um pouco o cheiro a fumo que as lareiras abertas apresentam.
Neste momento já existem recuperadores a lenha ou a pellets como combustível. As desvantagens deste equipamento são muito semelhantes aos das lareiras abertas.
Salamandras
Equipamento com designs cada vez mais apelativos, e que para além de serem uma forma de aquecimento são também parte integrante da decoração do local onde se encontram instaladas.
Usam vários tipos de combustíveis, como o gás, lenha ou pellets, existindo até modelos de dupla combustão, que usam o gás libertado pela madeira como combustível.
As vantagens e desvantagens deste tipo de equipamentos é semelhante ao dos recuperadores de calor.
De facto, o melhor momento para pensar no sistema de climatização do seu lar, é na altura da construção / remodelação, pois poderá diluir os custos de instalação nos custos da obra que já teria que fazer. Nesta fase será possível pensar em soluções de aquecimento central com caldeiras, recuperadores de calor, ar condicionado ou até recorrendo a painéis solares.

Komentarze