Dica de poupança 5 de 2020: Como escolher o melhor crédito à habitação
- Joanna Cruz
- 10 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Analisar simulações de crédito à habitação é uma tarefa difícil para quem não sabe exatamente o que procurar e que acredita em alguns mitos.
Mito 1 - O banco
Não há "melhor" banco para ficar a dever, são todos iguais!
Mito 2 - Spread
A melhor proposta pode não ser a que tem melhor spread.
Mito 3 - Seguros no banco
Não, não é obrigado a fazer os seguros no banco. E o banco também não lhe pode negar o empréstimo porque não faz lá os seguros.
Mito 4 - Os produtos que lhe propõem para baixar o spread são uma mais-valia?
Se não precisar deles, podem não ser, até porque um spread mais baixo não é necessariamente o que torna um empréstimo melhor (mito 2).
Como escolher a melhor proposta de crédito à habitação
Procure na FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) que recebeu do banco depois de ter solicitado uma simulação, os acrónimos TAEG e MTIC.
O TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) que contempla comissões bancárias (comissão de abertura, de formalização, de avaliação e de processamento da prestação, por exemplo), juros, despesas (impostos e emolumentos de registo da hipoteca) e os custos dos seguros associados ao empréstimo ( seguro multirriscos do imóvel e o seguro de vida).
MTIC (Montante Total imputado ao Consumidor) que representa o total que o Cliente irá pagar durante a vida do contrato de crédito (Inclui o montante para o empréstimo e para pagar os juros e todos os outros custos associados ao empréstimo).
Agora basta comparar as várias TAEG e MTIC das diferentes simulações que tem e escolher a melhor opção!

Comentários