Como procrastinar o faz perder dinheiro
- Joanna Cruz
- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Procrastinar é adiar a realização de tarefas. Pode parecer algo normal e natural, mas a procrastinação é inimiga da riqueza e pode afetar o seu sucesso financeiro. Como? A procrastinação, faz com que percamos dinheiro de duas formas: deixamos de ganhar mais e ao mesmo tempo continuamos a gastar mais também!
A vida que tem hoje é uma consequência das decisões e tarefas realizadas no passado. Como esperar um futuro próspero se deixou as decisões importantes para depois e gastou seu tempo com distrações?
Algumas coisas que ainda não fez e que lhe custam dinheiro:
1- Controlar os custos no seu orçamento doméstico
Aponte todas as despesas que tem, catalogue-as e veja quais as que poderão ser abolidas. Não deixe para amanhã o que pode poupar hoje!
2- Controlar o custo das facilites
Falamos do gás, água, eletricidade. Monitorize se os seus consumos estão dentro do seu padrão normal de consumo, ou se estão em algum momento a ultrapassar o mês. Pode desta forma, perceber se por exemplo tem uma fuga de água, que lhe está a inflacionar os custos.
3 – Ter um fundo de emergência
Esta reserva serve exatamente para uma emergência. Assim não vai ter que ficar sujeito a ter por exemplo que pedir um empréstimo para fazer face a uma despesa inesperada, e ter que pagar os respetivos juros.
4 – Analisar regularmente os seus créditos
Tem crédito à habitação ou pessoal? O que está a pagar de spread e taxa de juro está em linha com o que se pratica atualmente? Só por não rever os seus créditos pode estar a pagar muito mais do que o que devia. Já pensou que com o dinheiro que pode poupar pode até constituir o seu fundo de emergência sem tantas dificuldades?
5 – Analisar regularmente a sua carteira de seguros
Periodicamente verifique a sua carteira de seguros. Não falamos tanto do seguro automóvel, onde poderá eventualmente poupar algum dinheiro, mas falamos por exemplo do seguro de vida ligado ao crédito à habitação. Ainda tem o seu seguro na seguradora do banco? Sabe que pode tirar de lá o seguro? Sabe que têm entrado várias companhias seguradoras em Portugal que só comercializam seguros de vida que lhe podem permitir descontos de 50% face à companhia de seguros onde terá o seu seguro? Com o que vai poupar em um ano poderá ir de férias!
6 – Dedicar algum tempo a aprender como investir corretamente as suas poupanças
Você até é poupado, mas depois não sabe onde aplicar corretamente esse dinheiro. Lembre-se que é necessário que multiplique as suas poupanças, através de investimentos corretos, para que não perca o valor das suas economias face à inflação e tenha a sua independência financeira assegurada no futuro.
7 – Começar a preparar a sua reforma hoje
Tem a noção de que o sistema público de reformas não irá assegurar aquilo que estaria à espera quando se reformar? Mas, como por norma falamos de poupar para o longo prazo, consideramos sempre que ainda temos tempo. E esquecemo-nos que, quanto mais cedo começarmos a poupar, mais fácil será atingirmos os objetivos (por outras palavras, menores serão os sacrifícios que nos serão exigidos).

Comments