Como fazer um salário baixo render muito? 7 dicas de quem sabe viver com pouco
- Joanna Cruz
- 3 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
A sua saúde financeira nem sempre depende do que ganha, mas sim do que não gasta.
Há quem prove que organização e controle valem muito mais na hora de manter as contas em dia.
1. Crie uma reserva de emergência
Já aqui falamos disto várias vezes. Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado. Todos os meses coloque alguma coisa no fundo ou reserva de emergência, mesmo que seja pouco.
2. Na hora de comprar procure o local onde irá comprar mais barato
Comprar é preciso. Mas o importante é fazer os gastos com sabedoria, sem preguiça de pesquisar onde pode encontrar mais barato aproveite os descontos nos supermercados e compre nessa altura o que planeia que vai precisar em breve. Faça um pequeno stock de produtos não perecíveis (feijão, açucar, farinha, detergentes, entre outros) para não precisar comprar quando já não tem o produto e ai ter que pagar o que lhe pedirem.
3. Use o cartão de crédito e o pagamento a prestações a seu favor
Pois é, o cartão de crédito não é um bicho papão. Apenas necessita de o usar bem. Existem vários cartões de crédito no mercado que lhe permitem pagar uma compra em várias vezes sem juros.
4. Orçamento fixo equilibrado
Um dos segredos para manter as suas despesas sob controle é separar o dinheiro para as despesas fixas. Isto é, logo que recebe o seu salário retire logo o montante necessário para pagar as suas despesas fixas.
5. Compras e gastos que rendem dinheiro
Procure comprar alguma coisa que lhe renda um valor extra. Por exemplo um apartamento para alugar, ou outro investimento que valha a pena.
6. Permita-se pequenos luxos
A vida não pode ser só poupar e pagar contas. Mimos e momentos de lazer devem entrar no seu planeamento mensal. Não se esqueça de viver a vida.
7. Estabeleça prioridades e objetivos
Um dos maiores obstáculos da sua saúde financeira é conseguir separar o que é vontade e o que é necessidade. Estabeleça metas de médio e curto prazo: assim via ser mais fácil renunciar a algumas coisas que na realidade não são necessárias.

Comentários