7 Regras de ouro de investimento para iniciantes
- Joanna Cruz
- 30 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Vai iniciar-se nestas lides do investimento? Não sabe por onde começar? Vamos falar dos 7 erros que deve evitar cometer
1. Acreditar em tudo o que lê
Não acredite em tudo o que lê! Esta é uma máxima que pode aplicar a tudo nesta vida, e no que toca ao investimento também! Fique atento à especulação: se num jornal diz que determinada empresa esta na moda, é natural que as suas ações subam atingindo um pico dada a grande publicidade e alarido à volta desse investimento. Lembre-se: não existe qualquer tipo de garantia que os preços irão continuar a subir e poderá ter que vender a preços bastante inferiores aos que comprou.
2. Crescimento no valor
Um crescimento no valor não implica necessariamente um investimento de sucesso. Se o retorno do investimento for inferior à taxa de inflação estará a perder dinheiro.
3. Não distribuir o risco
Aposte em investir numa variedade de setores e empresas, como por exemplo uma empresa de saúde, uma transportadora e uma imobiliária. Com uma baixa correlação entre os setores em que investe, pode diversificar de forma efetiva os riscos de investimento. Como é muito pouco provável que todos os seus investimentos corram mal ao mesmo tempo, um problema num setor não irá afetar negativamente o desempenho noutro sector que tenha no seu portfólio de investimentos.
4. Investir em empresas que não conhece
Não deve investir em indústrias ou empresas que não conhece devidamente. Evite investir em empresas sobre as quais não tem a mínima noção acerca da respetiva operação e área de negócio. Do mesmo modo, não invista, se não conhece bem o u mercado e respetivos produtos e matérias-primas. Desta forma evita não entender a correlação entre por exemplo a queda dos preços do petróleo e o impacto nas finanças e empresas de minas de carvão.
5. Não pagar primeiro as suas dívidas
Não aposte em pagar as suas dividas (cartão de crédito ou empréstimo) com os ganhos gerados pelo seu investimento. As hipóteses de tal acontecer são mínimas.
6. Não investir e poupar ao mesmo tempo
Tenha o dinheiro da sua poupança investido em produtos que lhe permitam uma mobilização no espaço de um ou dois dias, garantindo que tem um fundo de reserva para um dia menos bom. Bens, como relógios de luxo e joalharia não devem ser considerados a sua poupança, pois são difíceis de vender imediatamente em tempos de emergência.
Faça os seus investimentos com dinheiro que possa estar parado por algum tempo.
Se não tem dinheiro suficiente para criar e manter estes dois tipos de fundos, tente pelo menos juntar 6 meses do salário que recebe, antes de iniciar qualquer investimento.
7. Não parar depois de ter uma grande perda financeira
Teve uma grande perda num investimento? Tire duas semanas para pensar bem e contrapor prós e contras antes de tomar qualquer decisão. Reveja o seu portfólio e pense bem antes de tomar a próxima decisão. Muitas pessoas não conseguem manter-se calmas e tendem a dobrar o seu investimento de forma a recuperar aquilo que perderam. Isto não é apenas comum para novos investidores, sendo igualmente verdade para traders experientes e gestores de fundos.

Comentarii