5 Dicas de como investir em tempos de crise
- Joanna Cruz
- 4 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
1 - Cautela sempre
Ter cuidado com cada passo que dá na sua vida não é um defeito, muito pelo contrário. Em questões de dinheiro, é importante pensar e repensar bastante cada um dos seus movimentos.
Por exemplo, neste momento em que o Mundo se vê a braços com o coronavírus, e em que as bolsas caem todos os dias é muito comum que as pessoas que tenham acções na bolsa decidam vende-las, com receio de perderam ainda mais dinheiro. Na verdade, a postura deve ser ao contrário, prepare o seu animo e aguente estes tempos de turbulência, porque a seguir à tempestade vem a bonança.
2 - Prefira os fundos conservadores
Em tempos de crise prefira os fundos mais conservadores. Na verdade quem tem acções, normalmente só compromete entre 10 e 30% do seu património nesse tipo de investimento. Todo o resto fica normalmente em fundos que são imunes a abalos ainda que a economia esteja periclitante.
Se é um pequeno investidor, então esqueça as acções e aposte numa poupança pois para além de ser mais segura, não lhe cobram taxas para a sua administração.
3 - Comprar ouro
O ouro é um importante activo de refúgio em tempos de crise porque resiste à inflação e à perda de valor e é cotado em bolsa. É uma das commodities (mercadorias) mais importantes e mais valiosas.
Se quer investir nesta matéria-prima, seja para se proteger ou diversificar a sua carteira, pode fazê-lo de forma directa, isto é, comprando ouro físico ( o que não se aconselha, devido aos problemas de segurança inerentes à guarda de objectos valiosos), ou indirecta, através de contratos de futuros ou fundos de investimento.
4 - Prefira o certo ao duvidoso
Em questões financeiras e económicas prefira sempre o certo ao incerto ou duvidoso.
Assim é muito mais provável ter um retorno interessante e tranquilidade ao longo do processo.
5 - Distribua os seus ovos por várias cestas
Isto é, deve diversificar os seus investimentos, garantindo assim uma vida financeira saudável e segura. Não são todos que conseguem ter um património suficiente para fazer isto, mas os que conseguem têm uma vida bem mais tranquila uma vez que estão mais abrigados da adversidade.

Comments